terça-feira, 17 de março de 2009

História de Jacinto


Na fronteira com o Estado da Bahia, Norte de Minas, Região do Médio Jequitinhonha, Microrregião Pastoril de Almenara, o município é um destacado exportador de gado de corte.

As praias do Rio Jequitinhonha, com suas areias brancas, e a serra Misteriosa, numa altitude de mil metros , são os principais pontos de lazer e turismo. A cidade-sede fica a 830 quilômetros de Belo Horizonte, pela BR-367.

Segundo a tradição, por volta de 1900, um cidadão chamado Jacinto faleceu nas cabeceiras do córrego que banha a região, fato que motivou a denominação do mesmo. Em 1912, José Lúcio, vindo de Campinas e de passagem por aquelas paragens, encanta-se com o local. Isso o leva a adquirir uma faixa de terra do coronel João Cunha, a qual se estendia do córrego das Farinhas até a atual cidade de Jacinto.

Em 1919, é construída a primeira casa na região e, em 1920, inicia-se um povoado, que recebe a denominação de Barra do Jacinto.O povoado é elevado a categoria de distrito em 1938 e recebe sua atual denominação.

Em 1943, é elevado a município. Jacinto oferece ao turismo ecológico as praias do Jequitinhonha e a escalada da serra Misteriosa, com 1.000m de altitude. São dignas de nota também suas Folias de Reis, em Janeiro, e as festas juninas.

Um comentário:

  1. Ola Vivi!!!
    Parabens pelo seu blog,
    estou adorando conhecer um pouco mais da história
    da cidade, espero que a cada post, você nos mostre essa terrinha maravilhosa da divisa Bahia/MInas.

    ResponderExcluir